suplementos alimentares

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Suplementos: Tipos de proteínas.

O que é proteína?


São constituídas por uma seqüência de aminoácidos, cada uma tendo um perfil de aminoácidos característicos (maior ou menor quantidade deste ou daquele aminoácido) e é isto que determina as potencialidades da proteína: tempo de absorção, capacidade de ser absorvida, anabolismo (capacidade de reparar e construir músculo), anticatabolismo (capacidade de manter a massa muscular adquirida).
Entra no processo de construção do músculo, é o nutriente responsável por sua formação e reparação, pois é dos seus aminoácidos que o corpo se utiliza para realizar a reparação dos tecidos degradados nos exercícios bem como dos demais tecidos do corpo (pele, órgãos internos, etc.).
Quando há deficiência (alimentação insuficente), o corpo passa a utilizar as proteínas armazenadas no músculo, fazendo a pessoa perder massa muscular (catabolismo). O suplemento com proteínas reconstrói as proteínas gastas no músculo e evita que o processo catabólico ocorra, anabolizando os músculos.
Por ser o único macronutriente sem forma de acúmulo para pronto uso no corpo humano, é necessária sua ingestão a cada 3 horas em quantidades de 20-40g para permitir uma reparação constante da musculatura e dos tecidos (mais do que isso é excretado ou transformado em gordura corporal).

Fonte de Proteína

Whey Protein: A proteína mais popular e, considerada por muitos, a melhor. Muito recomendada logo após o despertar e logo depois da malhação (exercícios).
Whey Protein Isolado: Uma variação da Whey Protein, geralmente com maior valor biológico e concentração. Muito recomendada logo após malhar/exercícios intensos.
Proteína Time-Release: Proteína de digestão lenta. Muito recomendada antes de dormir e para quando você for passar por períodos superiores a 3 horas sem ingerir proteínas.
Proteína de Soja: Proteína da soja, uma fonte saudável e eficaz de proteína não-animal. Para toda hora.
Proteínas Combinadas: São suplementos que possuem mais de uma fonte de proteínas (por exemplo: whey + albumina, whey + soja, albumina + soja, etc.).

Forma de Apresentação

Proteínas concentradas em pó: Pó para preparos de shakes com mais de 50% de proteínas.
Barras Protéicas: Práticas e perfeitas para lanches nutritivos e rápidos.
Ready-to-drink: Shakes protéicos práticos e já prontos para beber. Podem substituir algumas refeições, como os lanches.
MRP protéicos: Pós ricos em proteínas para preparos de shakes em potes ou pacotes práticos para substituir refeições.
Amino Líquidos: Proteínas em versões líquidas. Possuem uma alta digestibilidade e são ideais para usar antes e depois da atividade física. Podem ainda servir como uma proteína prática para complementar uma refeição a qualquer hora.
Proteínas em Tabletes: São proteínas em forma de tabletes.
OBS: Se você busca a ação específica de aminoácidos isolados como BCAA, Glutamina e outros, visite o centro especial de Aminoácidos.

Um comentário:

  1. preciso saber, qual massa é melhor, que ganho músculo mais rápido, pois na loja o vendedor só quer vender o peixe dele. E se tomar aqueles packs faz mesmo efeito, e qual é melhor? mto obrigado, até mais.

    ResponderExcluir